SETORES
PRIORITÁRIOS

Com os sócios das 25+ firmas que compõem o Global M&A Partners, agregamos conhecimento concreto em diferentes segmentos da economia.

Estamos organizados em times de especialistas setoriais, compostos por profissionais experientes em transações de M&A de diversos países, com ampla vivência na dinâmica e nas evoluções que ocorrem global e localmente em cada indústria (por exemplo, alterações nas preferências do consumidor final, processos de inovação, mudança na cadeia de abastecimento, etc.) e mantemos relacionamentos ativos com seus principais players.

Reunimos credenciais robustas em negócios realizados em cada um dos setores, que incluem transações locais e cross border, impulsionadas pela complementaridade geográfica, composto de produtos e serviços estratégicos e/ou pela consolidação direta de mercado.

Assim, com nossa experiência setorial, expertise em transações e acesso incomparável aos tomadores de decisão, seja pelo buy side ou pelo sell side, podemos trabalhar juntos para oferecer soluções personalizadas de fusões e aquisições e oportunidades únicas em captação de recursos para nossos clientes.

ALIMENTOS & BEBIDAS

153

Transações realizadas

A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a quinta maior do mundo, representando cerca de 10% do PIB. Com um mercado interno pulsante, o Brasil também exporta para mais de uma centena de países, atestando a qualidade dos produtos frente às claras tendências de bem-estar, saúde e sustentabilidade. Extensão de portfólio dentro do conceito de saudabilidade e novas geografias são os principais drivers das transações de M&A.

VAREJO & E-COMMERCE

225

Transações realizadas

Os fornecedores e canais de vendas estão se tornando mais digitais e globais, do dia para a noite. As decisões de compra dos consumidores são cada vez mais lastreadas por pesquisas na Internet, e as empresas são desafiadas a se embasar na análise de dados, automação de processos e mudanças de paradigma que estão ocorrendo em vendas e marketing. As empresas bem posicionadas comunicam de forma consistente sua proposta de valor e usam novos pontos de contato digitais em busca da omnicanalidade e personalização da oferta. Movimentos de fusões e aquisições têm um papel relevante na reformulação do comportamento do consumidor, liderados pelos principais varejistas de cada região.

EDUCAÇÃO

18

Transações realizadas

A pandemia de Covid-19 acelerou a disseminação de ferramentas pedagógicas e de plataformas digitais, e, em consequência, tornou ainda mais escaláveis os modelos de negócios das escolas. No Brasil, a maior parte das boas instituições privadas está em sua segunda ou terceira geração de famílias mantenedoras, com fragmentação da propriedade, o que favorece a consolidação. Instituições com operação saudável, reputação e gestão competente formam as bases para uma expansão criteriosa via M&A, atraindo investidores estratégicos e financeiros.

INDÚSTRIA

370

Transações realizadas

A digitalização e a interconectividade de produtos, cadeias de suprimentos e modelos de negócios – conhecidos como Indústria 4.0 – estão entre os principais desafios e ambições estratégicas das indústrias globais. Máquinas conectadas, a Internet das Coisas (IoT) e big data estão rapidamente se tornando indispensáveis ​​para otimizar os processos de produção e monitorar a qualidade do produto. Melhorias de eficiência e ganhos em participação de mercado são razões comuns por trás das transações de fusões e aquisições no setor, seja por meio de joint ventures ou por meio de aquisições/desinvestimentos.

AGRONEGÓCIO

25

Transações realizadas

O Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, os quais respondem por mais de 20% do PIB brasileiro. Com clima propício para a pecuária e diferentes culturas agrícolas, o setor apresenta ganhos consistentes na produtividade trazidos pela agricultura de precisão, sensores e equipamentos autônomos contribuem para a aplicação de big data, que enriquecem a inteligência dos softwares e viabilizam o desenvolvimento de tecnologia de ponta. O número de transações no agronegócio vem crescendo e deverá se acelerar no futuro próximo, com a exploração consciente de novas fronteiras de produção (terras ociosas, aquíferos, fertilizantes e genética) e capturando o potencial das novas tecnologias.

TECNOLOGIA & DIGITAL

176

Transações realizadas

Empresas de tecnologia de sucesso se destacam pela geração de know-how proprietário altamente específico, ao mesmo tempo em que antecipam as disrupções de mercado e asseguram seu próprio futuro. À medida que a inovação se torna chave para o sucesso dos negócios – como pela utilização de computação em nuvem, machine learning e inteligência artificial – as organizações incumbentes estão embarcando no caminho do crescimento inorgânico para acessar a tecnologia mais recente. Com esse movimento, as empresas que não são de tecnologia, agora, se tornaram mais fluentes no idioma das avaliações de empresas com alto potencial transformacional, levando a algumas transações que se destacam ​​pelo elevado valuation e retorno implícitos.

SAÚDE

183

Transações realizadas

A área de saúde está enfrentando um dilema fundamental entre a busca por soluções personalizadas, de um lado, e, por outro, a constante demanda por custos mais baixos. Mudanças demográficas e cuidados preventivos com a saúde estão impulsionando a demanda no setor. Consequentemente, os provedores de serviços de saúde – hospitais (gerais ou de retaguarda), laboratórios de medicina diagnóstica e clínicas especializadas – se esforçam para diversificar ou integrar verticalmente sua oferta nas regiões de atuação e novos mercados, levando à significativa atividade de M&A, conforme observado no mercado hoje.

LOGÍSTICA

52

Transações realizadas

A logística é uma parte muito dinâmica da economia, apoiando setores importantes, como agricultura, indústria e varejo, por meio de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos. Tendências como digitalização e D2C estão fomentando o rápido desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de logística, integrando a cadeia de suprimentos até o fluxo de pagamentos. A consolidação, especialmente envolvendo players estrangeiros, tornou-se uma estratégia comum entre os provedores de serviços. Grandes corporações e fundos de private equity são compradores ativos.